segunda-feira, 28 de julho de 2008

Primeiro veículo elétrico no mercado nacional



Enfim, a possível solução ou até mesmo uma alternativa para o futuro dos veículos chegou ao mercado brasileiro, ao menos como uma forte tendência mundial. A primeira Scooter movido à eletricidade acaba de chegar no Brasil. Fabricada na China pela Motor-Z, que faz parte de um grupo de empresas brasileiras, essa Scooter Elétrica é feita exclusivamente para o nosso mercado.

Com um investimento de cerca de US$ 2 milhões, a Motor-Z já estudava e planejava trazer a scooter elétrica há quase três anos. O sistema é simples, basta carregar as baterias na tomada, girar a chave de ignição e acelerar, não é preciso nem trocar de marchas, similar aos “carrinhos” usados em campos de Golfe. Não possui motor a combustão, apenas o motor elétrico que é de corrente contínua, silencioso e dispensa o uso de óleos lubrificantes. O conjunto selado de 4 baterias pode ser carregado de 2 a 6 horas (110v ou 220v) e tem autonomia de 40km.

A Motor-Z convocou jornalistas do setor para o lançamento oficial das scooters elétricas e ofereceu test-drive no modelo mais “simples”. Ao andar na Scooter Elétrica, o sonho de ir trabalhar todos os dias sem “gastar nada”, para quem mora nas grandes cidades, acaba. Com torque fraco e velocidade limitada, fica inviável “encarar” qualquer via com trânsito pesado. Acelerando “tudo”, a velocidade máxima chega a 40km/h e dependendo da inclinação da rua, não sobe.

Mas não é esse público que a Motor-Z tenta conquistar. O foco principal da montadora não é o motociclista que usa a moto no dia-dia ou no trabalho, e sim novos usuários que utilizariam as scooters elétricas como lazer em pequenos trajetos. O modelo se enquadra perfeitamente para rodar em bairros ou em passeios na praia, por exemplo. Um ponto positivo para usar esporadicamente é que a scooter elétrica pode ficar parada por muito tempo, sem precisar de qualquer manutenção quando precisar voltar a usa-la novamente.

A Motor-Z também tenta enquadrar as scooters no setor privado. Para os vigilantes de estacionamentos de shoppings são perfeitas. Silenciosas e não poluentes a scooter elétrica atende muito bem as necessidades desse mercado. Podem ser utilizadas também em condomínios e na locomoção dentro de grandes empresas.

São três modelos disponíveis: S500 e V500, equipadas com motor de 500 watts, e a S800 com motor de 800 watts, que chega a 50 km/h. A S500 tem visual convencional das scooters a gasolina já existentes no mercado brasileiro. No painel além do velocímetro, o marcador do nível da carga da bateria. O modelo custa R$ 3.600,00. A V500 possui o mesmo motor, mas o visual remete aos modelos da década de 50 e custa R$ 3.900,00. Já o modelo “mais potente” S800, também é maior e sai por R$ 4.500,00.

Inicialmente a Motor-Z conta com 12 pontos de venda em São Paulo e litoral paulista (www.motor-z.com.br) e, segundo os executivos da marca, além de trazer futuramente modelos elétricos mais potentes vai entrar também no mercado a gasolina, e aumentar os pontos de distribuição de peças e vendas.

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